Informações iniciais

Essa funcionalidade tem por objetivo assinar diplomas/certificados de cursos FIC, Técnico e de Pós-Graduação com certificado digital ICPEdu.

Pré-requisitos:

1 - Ter realizado a emissão dos diplomas/certificados pelas opções Emitir Diploma individualmente ou Emitir Diploma em Lote .

2 - Possuir um certificado digital A1 emitido pelo ICPEdu, conforme orientações disponível em Emissão de Certificados - Acesso ao ICP-EDU via CAFE.

3 - Ter cadastrado o Certificado ICPEdu no SUAP conforme orientações disponível em Certificados Digitais

Detalhes

Passo 1: acessar a opção Ensino > Diplomas e Certificados > Assinaturas Eletrônicas > FIC, Técnico e Pós.

Passo 2: clicar em Iniciar Sessão de Assinatura

Observação: ao iniciar a sessão de assinatura será possível assinar vários certificados enquanto manter logado no SUAP ou finalizar a sessão de assinatura. 

Passo 3: acessar a aba Pendentes de Minha Assinatura, selecionar os documentos que serão assinados e na opção Ação, selecionar Assinar Eletronicamente e clicar em Aplicar.

Observação: a opção Assinar Eletronicamente só estará visível se estiver com a Sessão de Assinatura iniciada e com documentos pendentes de assinatura pelo usuário. 

O sistema não exige uma sequência de assinaturas, ou seja, tanto a CRA quando a Direção-Geral pode assinar primeiro, porém, para manter um padrão é recomendável que os documentos sejam assinados inicialmente pelo responsável pela CRA. 

Nesse momento será gerado e assinado os documentos Diploma, Histórico e Registro, o tempo para gerar e assinar os documentos depende da quantidade diplomas que estão sendo emitidos, quando for concluído o sistema informa que a assinatura foi realizada com sucesso.

Após a primeira assinatura já fica disponível para download o diploma/certificado, histórico e registro na aba Pendentes de Assinatura.

Após a assinatura da CRA e Direção-Geral o processo está finalizado, os documentos ficam disponível na aba Assinadas.

Passo 4: finalizar Sessão de Assinatura

Observação: após a finalização da assinatura, caso não for assinar novos documentos, é importante finalizar a sessão de assinatura. Enquanto a sessão estiver iniciada será possível assinar documentos sem informar a senha do certificado digital e do SUAP.