Informações iniciais

O tutorial a seguir descreve os passos necessários para realizar a emissão de certificado digital pessoal através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFE), a qual o IFRO é parceiro.

O IFRO é integrante do projeto Infraestrutura de Chaves Públicas para Pesquisa e Ensino (ICPEDU) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), cuja proposta consiste na implantação de uma infra-estrutura de criação de certificados digitais e chaves de segurança dentro do ambiente das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e Unidades de Pesquisa (UPs).

Nesta estrutura, a RNP será a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz), responsável por credenciar as Autoridades Certificadoras Intermediárias, no caso, IFES e UPs, que estarão então autorizadas a emitir certificados para seus membros.

Vale ressaltar que os certificados emitidos pelas Autoridades Certificadoras deste projeto têm validade somente para transações em aplicações acadêmicas e de pesquisa, não possuindo valor legal como ocorre com os certificados da Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Para os casos em que for necessária a emissão de um documento oficial (legal) assinado digitalmente pelo IFRO, será necessário efetuar a aquisição de um certificado digital da ICP-Brasil em um de seus representantes.

Os certificados digitais emitidos pela ICPEDU não diferem em formato ou em tecnologia dos certificados oficiais da ICP-Brasil. A única diferença entre eles é que os primeiros foram emitidos pelas instituições de ensino e pesquisa e os últimos foram emitidos por um órgão oficialmente credenciado pelo Governo Federal para este fim

As funcionalidades associadas a emissão, revogação e visualização de dados de certificado requerem que o usuário possua conta na CAFe para autenticação federada e a instituição a qual o usuário é filiado esteja cadastrada no ICPEDU para emissão de certificado digital.

 

Introdução

A Infraestrutura de Chaves Públicas Educacional (ICPEDU) tem como principal objetivo fornecer certificados digitais para as entidades que estão cadastradas e que possuem acesso ao serviço de federação de identidades CAFE. Com esse certificado, é possível realizar autenticações no meio eletrônico e assinaturas digitais. A ICPEDU hoje não dispõe de uma ferramenta implementada apenas com esse princípio. Portanto, recomendamos utilizar ferramentas prontas e utilizando padrões internacionais, como o PAdES com a ferramenta Adobe. Este documento descreve as etapas necessárias para realizar a emissão dos certificados digitais pessoais pela ICPEDU.

Detalhes

Para a emissão do certificado, acesse o ICPEdu conforme os passos a passo a seguir:

Passo 1 - Abra qualquer navegador e Acesse o endereço: http://pessoal.icpedu.rnp.br/ e clique em "Emitir Certificado" ou "Acessar pela sua instituição".

 

Passo 2 - Pesquise pelo IFRO e clique em "Prosseguir para Login em IFRO"

Passo 3: Faça o login utilizando suas credenciais institucionais. O campo usuário deverá ser preenchido da seguinte forma:

  • Para servidores, o login é a matrícula do SIAPE e a senha é a mesma que utiliza para acesso aos sistemas (ex.: SEI, SUAP, AVA).
  • Para alunos o login é o número de sua matricula acadêmica, a mesma para outros sistemas, como o SUAP/AVA.

Obs.: Caso não se lembre de sua senha, acesse o sistema https://suap.ifro.edu.br/comum/solicitar_trocar_senha/ para alterá-la. Caso ainda possua dificuldades em se autenticar, peça auxílio a CGTI de seu campus.

Passo 4 - Selecione uma das opções e clique em aceitar.

 

Adicionar

A emissão é rápida e consiste em 4 fases:

  1. Validação de dados

  2. Definição de senha

  3. Confirmação dos dados

  4. Finalização

Validando os dados

Confirme se o seu nome, CPF, e-mail e data de nascimento estão corretos, caso seja necessário alguma correção, será necessário ajustar junto aos responsáveis pela CAFe da instituição, em caso de dúvidas entre em contato com o Service Desk da RNP.

Definição de senha

O segundo passo trata-se da definição de senha do seu certificado ela deve atender aos critérios de segurança citados no site.

Atenção: Essa senha não poderá ser recuperada. Caso esqueça da senha será necessário emitir um novo certificado.

Confirmação dos dados

Após definir uma senha você deve conferir novamente os dados do sistema e clicar em "Emitir certificado pessoa P1".

Finalizando a emissão

O sistema vai retornar a mensagem de sucesso informado a emissão do seu certificado e reforçar algumas questões se segurança.

Atenção: O download só pode ser realizado nessa tela, não sendo possível baixa-lo novamente. É necessário armazenar o arquivo em um local seguro e realizar o backup. O certificado é pessoal e de responsabilidade do usuário.

 

Pronto! O seu certificado já foi emitido e está pronto para uso.

 

Visualizando o certificado

Para visualizar o seu certificado basta acessar o menu "Meu certificado", nessa tela também é possível revogar o certificado atual, ver o lembrete definido para a senha ou emitir um novo certificado.