Informações iniciais
O tutorial a seguir descreve os passos necessários para realizar a emissão de certificado digital pessoal através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFE), a qual o IFRO é parceiro.
O IFRO é integrante do projeto Infraestrutura de Chaves Públicas para Pesquisa e Ensino (ICPEDU) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), cuja proposta consiste na implantação de uma infra-estrutura de criação de certificados digitais e chaves de segurança dentro do ambiente das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e Unidades de Pesquisa (UPs).
Nesta estrutura, a RNP será a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz), responsável por credenciar as Autoridades Certificadoras Intermediárias, no caso, IFES e UPs, que estarão então autorizadas a emitir certificados para seus membros.
Vale ressaltar que os certificados emitidos pelas Autoridades Certificadoras deste projeto têm validade somente para transações em aplicações acadêmicas e de pesquisa, não possuindo valor legal como ocorre com os certificados da Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Para os casos em que for necessária a emissão de um documento oficial (legal) assinado digitalmente pelo IFRO, será necessário efetuar a aquisição de um certificado digital da ICP-Brasil em um de seus representantes.
Os certificados digitais emitidos pela ICPEDU não diferem em formato ou em tecnologia dos certificados oficiais da ICP-Brasil. A única diferença entre eles é que os primeiros foram emitidos pelas instituições de ensino e pesquisa e os últimos foram emitidos por um órgão oficialmente credenciado pelo Governo Federal para este fim
As funcionalidades associadas a emissão, revogação e visualização de dados de certificado requerem que o usuário possua conta na CAFe para autenticação federada e a instituição a qual o usuário é filiado esteja cadastrada no ICPEDU para emissão de certificado digital.
Introdução
A Infraestrutura de Chaves Públicas Educacional (ICPEDU) tem como principal objetivo fornecer certificados digitais para as entidades que estão cadastradas e que possuem acesso ao serviço de federação de identidades CAFE. Com esse certificado, é possível realizar autenticações no meio eletrônico e assinaturas digitais. A ICPEDU hoje não dispõe de uma ferramenta implementada apenas com esse princípio. Portanto, recomendamos utilizar ferramentas prontas e utilizando padrões internacionais, como o PAdES com a ferramenta Adobe. Este documento descreve as etapas necessárias para realizar a emissão dos certificados digitais pessoais pela ICPEDU.
Detalhes
Para a emissão do certificado, acesse o ICPEdu conforme os passos a passo a seguir:
Passo 1 - Abra qualquer navegador e Acesse o endereço: http://pessoal.icpedu.rnp.br/ e clique em "Emitir Certificado" ou "Acessar pela sua instituição".
Passo 2 - Pesquise pelo IFRO e clique em "Prosseguir para Login em IFRO"
Passo 3: Faça o login utilizando suas credenciais institucionais. O campo usuário deverá ser preenchido da seguinte forma:
- Para servidores, o login é a matrícula do SIAPE e a senha é a mesma que utiliza para acesso aos sistemas (ex.: SEI, SUAP, AVA).
- Para alunos o login é o número de sua matricula acadêmica, a mesma para outros sistemas, como o SUAP/AVA.
Obs.: Caso não se lembre de sua senha, acesse o sistema https://suap.ifro.edu.br/comum/solicitar_trocar_senha/ para alterá-la. Caso ainda possua dificuldades em se autenticar, peça auxílio a CGTI de seu campus.