Informações iniciais

 

Objetivo: 

Este manual tem por objetivo apresentar a forma de operacionalização, no âmbito do IFRO, do módulo Almoxarifado do SUAP, para o usuário com perfil de "Operador de Almoxarifado".
Esta funcionalidade tem por objetivo incorporar no sistema os materiais adquiridos pelo IFRO para gestão dos materiais de consumo.

 

Setor Responsável: 

A Coordenação de Patrimônio e Almoxarifado - CPALM é o setor responsável pela gestão dos bens patrimoniais e recursos materiais no âmbito de cada unidade do IFRO.

 

A CPALM é o órgão central de gestão de materiais do SUAP. Nesse sentido, as solicitações de atribuição de perfil de usuário para utilização do módulo almoxarifado do SUAP deverão ser encaminhadas à CPALM, pelo e-mail <cpalm.reitoria@ifro.edu.br> ou <dadm@ifro.edu.br>. Outros contatos: (69) 2182-9672 / (69) 9.9918-2519 (whatsapp institucional).

 

Eventuais erros no sistema que não guardem relação com a área de negócios do sistema deverão ser encaminhadas ao suporte técnico da ferramenta, pela Central de Serviços do SUAP.

Acesso ao sistema

  1. Para acessar o sistema basta digitar o endereço em seu navegador de internet: https://suap.ifro.edu.br/
     
  2. Na tela de login, informe o usuário e senha:


    Nota: O usuário deve digitar o login e senha utilizados para acesso ao computador de trabalho e aos demais sistemas do IFRO (serviço do Active Directory-AD).

    Atenção: Caso ainda não possua login, é necessário acionar o suporte técnico.
     
  3. Em caso de problemas de acesso, utilize as funções de recuperação de senha. Não tendo sucesso, acionar o suporte técnico de sua unidade (Vide ainda: https://www.ifro.edu.br/dgti/).
     
  4. Recomendamos aos usuários realizem simulações no ambiente de testes ( https://suap.qa.ifro.edu.br/ ), principalmente para aquelas operações para as quais o usuário não se sinta seguro em efetivar no sistema.

Adicionar Compra

  1. Após login, o usuário será direcionado para a página principal do sistema. Em seguida deverá acessar o menu lateral, clicar em “Administração” > “Almoxarifado” > “Entradas”.


    Atenção: Caso a funcionalidade não esteja disponível é necessário solicitar à CPALM, por e-mail, a configuração de perfil de “operador de almoxarifado” ao usuário. Somente a CPALM/Reitoria realiza a liberação de perfis ao módulo.
     
  2. Para adicionar uma compra, na tela inicial de “Entradas” clique no botão “Adicionar compra”.

     

PREENCHIMENTO DE EFETUAÇÃO DE ENTRADA (COMPRA)

  1. Na tela “Efetuar Entrada de Compra”, é necessário preencher adequadamente os campos para efetivação correta da entrada dos materiais adquiridos.



Campus: Unidade no qual o servidor ao efetuar o lançamento de entrada está vinculado (preenchimento automatizado visto que não é possível realizar entrada em campus em que não está vinculado).
Data de Entrada: Data em que será concluída entrada da nota fiscal (Geralmente o mesmo dia do preenchimento do campo)
Tipo de Entrada: Campo que define se a entrada será por compra, doação ou outra modalidade, por se tratar da tela de "Efetuar a Entrada de Compra" o preenchimento estará feito automaticamente como "Compra"
Empenho: Número do empenho cadastrado anteriormente no SUAP (Ver cadastro de empenhos em: Empenhos)
Fornecedor: Pessoa física ou Jurídica previamente cadastrada no SUAP responsável pela entrega do Material
Nº Nota Fiscal: Número da Nota Fiscal entregue juntamente com o material que se dará a Entrada.
Data da Nota Fiscal: Data de Emissão constante na Nota Fiscal. 
 

Após o preenchimento, clique no botão “Efetuar”.
 

Adicionar Doação

  1. Após login, o usuário será direcionado para a página principal do sistema. Em seguida deverá acessar o menu lateral, clicar em “Administração” > “Almoxarifado” > “Entradas”.


    Atenção: Caso a funcionalidade não esteja disponível é necessário solicitar à CPALM, por e-mail, a configuração de perfil de “operador de almoxarifado” ao usuário. Somente a CPALM/Reitoria realiza a liberação de perfis ao módulo.
     
  2. Para adicionar uma doação, na tela inicial de “Entradas” clique no botão “Adicionar Doação”.

PREENCHIMENTO DE EFETUAÇÃO DE ENTRADA (DOAÇÃO)

  1. Na tela “Efetuar Entrada de Doação”, é necessário preencher adequadamente os campos para efetivação correta da entrada dos materiais recebidos.

Data: Dia da Inclusão da Doação no Sistema (Geralmente o mesmo dia que está se efetuando a entrada de doação no SUAP), acompanhada do campo "hora" caso o servidor queira colocar a hora da doação.
Campus: Unidade no qual o servidor ao efetuar o lançamento de entrada de doação está vinculado (preenchimento automatizado visto que não é possível realizar entrada em campus em que não está vinculado).
Tipo de Entrada: Campo que define se a entrada será por compra, doação ou outra modalidade, por se tratar da tela de "Efetuar a Entrada de Doação" o preenchimento estará feito automaticamente como "Doação"
Tipo de Material: Indicar se o material a ser recebido por doação é de consumo ou patrimônio conforme indica imagem abaixo:


Nº Nota Fiscal: Número que consta na Nota Fiscal do material a ser recebido por doação pela instituição
Data da Nota Fiscal: Data de Emissão constante na Nota Fiscal.
Fornecedor: Empresa onde o material  a ser recebido doação foi adquirido pelo doador.

Após o preenchimento, clique no botão “Salvar”.

Pesquisar Entrada

CONSULTAR ENTRADAS

  1. Na tela inicial de “Buscar Entradas” são apresentados filtros para buscas de Entradas efetuadas, de forma consultar entradas de compra ou doação realizadas em determinado período.

 

  1. Dica: Por meio da filtragem de Entradas é possível acessar um registro existentes de entradas para realizar consulta sobre as entradas realizadas.

CONSULTA E/OU EXCLUSÃO DE ENTRADAS

  1. Após aplicação dos Filtros realizados no item anterior será listada as entradas realizadas conforme os filtros aplicados e serão dispostas conforme imagem a seguir:

  2. Para consulta de mais informações sobre as entradas listadas basta clicar na Lupa abaixo da coluna "Ações", serão apresentadas informações conforme imagem a seguir:

  3. Nessa tela você poderá alterar dados da entrada clicando em "Editar", poderá excluir a entrada realizada no botão "Remover" e gerar documentos em PDF e  Capa para pagamento.

 

Para reportar erros ou sugerir melhorias a este manual, favor encaminhar e-mail à <dadm@ifro.edu.br>.
Obrigado por nos ajudar a melhorar nossos serviços!