Informações iniciais

Esta funcionalidade tem por objetivo gerir o processo de desenvolvimento e implantação de demandas em sistemas institucionais.

 

A funcionalidade está disponível para usuários que possuem os seguintes pré-requisitos: 

  • Gestores máximos da áreas solicitantes ou servidor demandante por eles designados;
  • Está incluso no Módulo do SUAP: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO::DEMANDAS, grupo de permissão: DEMANDANTE.

Passo 01 - Acessando o módulo e adicionando uma nova demanda

Para acessar o módulo demandas no SUAP você deve ir no canto esquerdo do SUAP em TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DESENVOLVIMENTO - DEMANDAS

 

 

Ao clicar no caminho acima informado você será direcionado a tela de Dashboard de Demandas;

 

 

Nesta tela, é possível acompanhar todas as suas solicitações de demandas, sejam elas suspensas, concluídas, por tipo de funcionalidade ou melhoria, a ordem de prioridade das demandas, etc. 

Para adicionar uma nova solicitação de demanda clique no botão ADICIONAR DEMANDA no canto superior direito.

Ao clicar no botão Adicionar Demanda, você será direcionado para a seguinte tela:

 

 

Nesta tela você irá definir a área de atuação, título da demanda, descrição detalhada da demanda, demandantes, interessados, etc e ao final da página clicar em Salvar.

 

 

Passo 02 - Dashboard de demandas

Perceba que ao adicionar a demanda ela fica disponível no Dashboard de demandas:

 

 

A partir deste momento, a demanda foi solicitada, e é possível visualizá-la no Dashboard de demandas nos quadros de prioridades onde aparecerá as demandas definidas como prioritárias e através do botão “Ver Todas” no canto superior direito, onde estarão todas as demandas solicitadas.

Ao clicar em cima do nome da demanda nos quadros de prioridades do dashboard, você será direcionado para a seguinte tela, onde mostrará todo andamento da sua solicitação de demanda:

Nesta fase, a demanda encontra-se SOLICITADA, e será ordenada para atendimento conforme a definição feita pelos setores estratégicos das áreas finalísticas juntamente com o respectivo suporte da Gestão de Tecnologia da Informação.

 

É importante ressaltar, que em qualquer fase da demanda, é permitido adicionar comentários, anexos à solicitação.

 

Cabe ressaltar ainda que o gestor máximo da área finalística tem autonomia para definir a ordem de prioridade de atendimento das demandas de sua área. Todavia, caso não seja feita esta definição pelo gestor máximo, as demandas serão ordenadas para atendimento pela ordem que forem sendo adicionadas ao SUAP.

 

Referente ao quadro de prioridades exibido no Dashboard de demandas, ele irá listar as 5 primeiras demandas que foram definidas como prioridade pelo Gestor Máximo da Área.

 

Passo a Passo para o Gestor Máximo da Área definir a ordem de prioridade das demandas: 

  1. Acessar o módulo demandas conforme o Passo 01 - Acessando o módulo e adicionando uma nova demanda;
  2. No Dashboard de demandas, no canto superior direito clique em “Visualizar todas”. 
  3. Na nova janela acessada, clique em “Prioridades da Área Finalística”, exemplos: Ensino/Extensão/Pesquisa.
  4. E na nova janela de definição de prioridades, clique no botão “definir prioridade” em cima do nome de cada demanda e adicione o número referente a ordem que será atendida a demanda ou clique e segure em cima da demanda desejada e arraste ela para quadro com a ordem de atendimento desejado.

 

 

Passo 03 - Etapa em Negociação e Passo 04 - Em Análise

Passo 03 - Etapa em Negociação:

Quando for disponibilizado para atendimento pela coordenação de desenvolvimento de sistemas, a TI irá alterar a etapa para EM NEGOCIAÇÃO. Nesta fase, o Analista responsável entrará em contato com o demandante para consolidar o que foi pedido e criar um plano para atendimento da demanda que deve ser aprovado e validado pelos demandantes.

Passo 04 - Em Análise:

Após feita a consolidação da demanda pelo Analista será alterada para a etapa EM ANÁLISE, onde é nesta fase que os demandantes devem aprovar ou reprovar o plano de atendimento consolidado pela TI.

Nesta fase, na aba CONSOLIDAÇÃO, aparecerá os botões para Aprovar ou Reprovar as atividades a serem realizadas no sistema ou módulo.

 

 

Cabe ressaltar que ao Reprovar, a demanda volta para a fase EM NEGOCIAÇÃO. E é importante, que se façam os comentários especificando os motivos que levaram a reprovação da consolidação.

 

Ao aprovar a consolidação da demanda, clicando no botão aprovar, será alterada a etapa para a fase APROVADA.

 

 

 

 
 

Passo 05 - Em Desenvolvimento, Passo 06 - Em Homologação, Passo 07- Em Implantação e Passo 08 - Concluída

Passo 05 - Em Desenvolvimento:

Após a demanda estar na fase aprovada, a TI irá mudar a demanda para a fase EM DESENVOLVIMENTO, etapa esta na qual será feita a modificação no sistema para alcançar o solicitado no pedido.

 

 

Passo 06 - Em Homologação:

Após realizada toda a codificação pelo desenvolvedor, a TI irá mudar para a etapa EM HOMOLOGAÇÃO, nesta fase, o demandante irá testar se o que foi modificado está de acordo com o que foi solicitado.

 

 

Para testar as novas funcionalidades do módulo ou sistema que foram desenvolvidas o demandante deve clicar em “Acessar Ambiente de Homologação”.

Para rejeitar as alterações feitas, caso estejam em discrepância com o que foi solicitado, clique em “Reprovar”. Lembrando que ao reprovar a demanda volta para a fase EM NEGOCIAÇÃO.

Para aceitar e homologar as alterações, confirmando que o que foi alterado está de acordo com o que foi solicitado, clique em “Aprovar”.

Uma vez aprovada e homologada as alterações realizadas pelo desenvolvedor a demanda irá para a etapa HOMOLOGADA. Nesta fase, a demanda estará disponível para a TI implantar no sistema em produção/real.

 


 

 

Passo 07- Em Implantação:

 

Estando a demanda na etapa homologada, a TI conforme sua organização irá mudá-la para a etapa EM IMPLANTAÇÃO. Nesta fase, serão feitos os meios necessários para colocar as alterações em produção no sistema.

 

 

 

 

Passo 08 - Concluída

 

E após a TI ter realizado a implantação no sistema oficial das alterações será mudado para a etapa CONCLUÍDA. Nesta fase, as solicitações já encontram-se disponíveis no sistema oficial.