Informações iniciais

 

Objetivo: 

Este manual tem por objetivo apresentar a forma de operacionalização, no âmbito do IFRO, do módulo Frotas do SUAP, para o usuário com perfil de "Coordenador de Frota".
O agendamento de viagem deve ser utilizado tanto para reserva de veículo oficial para viagens a serviço quanto para atividades de rotina.

 

Setor Responsável: 

A Coordenação-Geral de Administração e Manutenção (CGAM) na Reitoria e as Coordenações de Serviços Gerais (CSG) nos campi, são os setores responsáveis por controlar as atividades de transporte, guarda e manutenção dos veículos oficiais, e são também os setores mantenedores do módulo Frotas do SUAP no âmbito de cada unidade do IFRO.

 

A CGAM é o órgão central de gestão do módulo Frotas do SUAP. Nesse sentido, as solicitações de atribuição de perfil de usuário para utilização do módulo Frotas do SUAP deverão ser encaminhadas à CGAM, pelo e-mail <manutencao.reitoria@ifro.edu.br> ou <cgam@ifro.edu.br>. Outros contatos: (69) 2182-9672 / (69) 9.9953-3745 (whatsapp institucional).

 

Eventuais erros no sistema que não guardem relação com a área de negócios do sistema deverão ser encaminhadas ao suporte técnico da ferramenta, pela Central de Serviços do SUAP.

Acesso ao sistema

  1. Para acessar o sistema basta digitar o endereço em seu navegador de internet: https://suap.ifro.edu.br/
     
  2. Na tela de login, informe o usuário e senha:


    Nota: O usuário deve digitar o login e senha utilizados para acesso ao computador de trabalho e aos demais sistemas do IFRO (serviço do Active Directory-AD).

    Atenção: Caso ainda não possua login, é necessário acionar o suporte técnico.
     
  3. Em caso de problemas de acesso, utilize as funções de recuperação de senha. Não tendo sucesso, acionar o suporte técnico de sua unidade (Vide ainda: https://www.ifro.edu.br/dgti/).

 

Consultar

  1. Após login, o usuário será direcionado para a página principal do sistema. Em seguida deverá acessar o menu lateral, clicar em “Administração” > “Frota” > “Motoristas Temporários”.


    Atenção: Caso a funcionalidade não esteja disponível é necessário solicitar à CGAM, por e-mail, a configuração de perfil de “Agendamento de frota” ao usuário. Somente a CGAM/Reitoria realiza a liberação de perfis ao módulo.
     
  2. Para consultar os motoristas cadastrados, na tela inicial de “Motoristas Temporários” aplique os filtros necessários e clique no botão “Enviar":

Adicionar

  1. Para adicionar novos motoristas, na tela inicial de “Motoristas Temporários” clique no botão “Adicionar Motorista" e preencha os campos do formulário:


    Atenção: o cadastro de funcionários de empresas terceirizadas é realizado pela CCONV ou pela DPLAD/DADM, no menu “Administração” > “Cadastros” > “Prestadores de Serviço”.
     
  2. Após o preenchimento e juntada do arquivo PDF da portaria de designação, clique no botão "Salvar".
    Opcionalmente poderá utilizar a função "Salvar e adicionar outro", que registra a requisição e limpa os campos da tela para um novo agendamento ou a função "Salvar e continuar editando", que registra a requisição, mas mantém o preenchimento atual da tela.
  3. Depois de cadastrado, o "Motorista Temporário" poderá ser selecionado pela CSG/CGAM na avaliação de agendamentos de viagens.
Para reportar erros ou sugerir melhorias a este manual, favor encaminhar e-mail à <dadm@ifro.edu.br>.
Obrigado por nos ajudar a melhorar nossos serviços!