Informações iniciais

 

Objetivo: 

Este manual tem por objetivo apresentar a forma de operacionalização, no âmbito do IFRO, do módulo Frotas do SUAP, para o usuário com perfil de "Operador de Frota" ou "Coordenador de Frota".
O agendamento de viagem deve ser utilizado tanto para reserva de veículo oficial para viagens a serviço quanto para atividades de rotina.

 

Setor Responsável: 

A Coordenação-Geral de Administração e Manutenção (CGAM) na Reitoria e as Coordenações de Serviços Gerais (CSG) nos campi, são os setores responsáveis por controlar as atividades de transporte, guarda e manutenção dos veículos oficiais, e são também os setores mantenedores do módulo Frotas do SUAP no âmbito de cada unidade do IFRO.

 

A CGAM é o órgão central de gestão do módulo Frotas do SUAP. Nesse sentido, as solicitações de atribuição de perfil de usuário para utilização do módulo Frotas do SUAP deverão ser encaminhadas à CGAM, pelo e-mail <manutencao.reitoria@ifro.edu.br> ou <cgam@ifro.edu.br>. Outros contatos: (69) 2182-9672 / (69) 9.9953-3745 (whatsapp institucional).

 

Eventuais erros no sistema que não guardem relação com a área de negócios do sistema deverão ser encaminhadas ao suporte técnico da ferramenta, pela Central de Serviços do SUAP.

Acesso ao sistema

  1. Para acessar o sistema basta digitar o endereço em seu navegador de internet: https://suap.ifro.edu.br/
     
  2. Na tela de login, informe o usuário e senha:


    Nota: O usuário deve digitar o login e senha utilizados para acesso ao computador de trabalho e aos demais sistemas do IFRO (serviço do Active Directory-AD).

    Atenção: Caso ainda não possua login, é necessário acionar o suporte técnico.
     
  3. Em caso de problemas de acesso, utilize as funções de recuperação de senha. Não tendo sucesso, acionar o suporte técnico de sua unidade (Vide ainda: https://www.ifro.edu.br/dgti/).

 

Avaliação da CGAM/CSG

  1. Após login, o usuário será direcionado para a página principal do sistema. Em seguida deverá acessar o menu lateral, clicar em “Administração” > “Frota” > “Agendamentos”.


    Atenção: Caso a funcionalidade não esteja disponível é necessário solicitar à CGAM, por e-mail, a configuração de perfil de “Agendamento de frota” ao usuário. Somente a CGAM/Reitoria realiza a liberação de perfis ao módulo.
     
  2. Para adicionar solicitações, na tela inicial de “Agendamentos de viagens” clique no botão “Avaliar” na coluna "Situação", correspondente ao registro que se pretende avaliar.


    Atenção: A funcionalidade de avaliação pela CGAM/CSG somente ficará disponível após autorização pela Chefia Imediata do Solicitante.

     
  3. Após clicar em "Avaliar", será aberta a tela com os detalhes da solicitação e disponibilidades dos veículos para o período solicitado


     
  4. Deverá ser indicado o "Deferimento" ou "Indeferimento" do pedido em campo próprio. Em sendo deferido, indicar o veículo e motorista para atendimento da demanda:

     
  5. Após o preenchimento, clique no botão “Salvar”.

Liberação do veículo

  1. Após todos os procedimentos do agendamento, para a saída do veículo da repartição, deverá ser emitida a "Requisição de Transporte", a ser preenchida pelo Condutor e apresentada na Guarita/Segurança, para os registros necessário.
  2. Na saída do veículo e no seu retorno, a CGAM/CSG acompanhará e registrará na "Requisição de Transporte" as condições do veículo utilizado, por meio da inspeção disposta no formulário.
  3. É possível a dispensa da inspeção quando a requisição se tratar demanda rotineira.
     

 

Para reportar erros ou sugerir melhorias a este manual, favor encaminhar e-mail à <dadm@ifro.edu.br>.
Obrigado por nos ajudar a melhorar nossos serviços!