Gestão de Pessoas -> Bolsa Colaboradores -> Programas:

Essa funcionalidade tem por objetivo o cadastro dos programas e pactuações e está disponível para usuários pertencentes ao seguinte grupo:

  • Administrador 

Adicionar ou Editar Programa:


Na página inicial do SUAP, selecionar no módulo “Gestão de Pessoas”(1), e no menu “Bolsa Colaboradores”(2), a opção “Programas” (3) para adicionar um novo programa ou editar as informações de um programa já cadastrado, conforme imagem abaixo.

Para adicionar um novo programa clique no botão “Adicionar Programa” como ilustrado na imagem abaixo:

Ao clicar no botão "Editar" ou no botão “Adicionar Programa” será aberta a tela a seguir, dividida em partes, conforme será descrito abaixo:

Dados Gerais do Programa (*campos de preenchimento obrigatório):

1 - Nome do programa*;
2 - Data de início*;
3 - Data de fim*;
4 -  Selecionado mantém o programa ativo;
5 - Dados das pactuações do programa (podem ser preenchidos posteriormente);
6 - Nome ou sigla da pactuação;
7 - Data de início (a data da pactuação deverá constar dentro do prazo do programa);
8 - Data de fim (a data da pactuação deverá constar dentro do prazo do programa);
9 - Clique para adicionar outra pactuação;
10 - Clique para salvar as informações do programa;


11 - Ao clicar em apagar, o sistema abrirá nova tela, conforme a imagem abaixo, solicitando a confirmação com senha para remover o programa: 

12 e 13 - Marque a caixa de seleção para apagar somente a pactuação desejada e clique novamente em salvar:

 

Para visualizar as informações do programa cadastrado clique no botão "Visualizar/Lupa" (1), para editar as informações do programa e acrescentar os dados da pactuação, clique no botão “editar” (2):

 

Gestão de Pessoas -> Bolsa Colaboradores -> Editais:

Essa funcionalidade tem por objetivo o cadastro dos editais e está disponível para usuários pertencentes ao(s) seguinte(s) grupo(s):

  • Administrador;
  • Coordenador;

 

Adicionar Editais:


Na página inicial do SUAP, selecionar no módulo “Gestão de Pessoas”(1), e no menu “Bolsa Colaboradores”(2), a opção “Editais”(3) para adicionar um novo edital ao sistema ou para acrescentar informações a um edital já cadastrado, conforme imagem abaixo:

Para adicionar ou alterar um edital:

1 - Clique no botão “Adicionar Edital”;  
2 - Utilizar os filtros para localizar rapidamente um edital já cadastrado;
3 - Para alterar as informações  e acrescentar os dados de um edital, clique no botão “editar”;
4 - Para visualizar as informações de um edital já cadastrado clique no botão "Visualizar/Lupa" .

Preencha os dados solicitados:

1- Acrescente os dados do edital, selecionando também a pactuação ao qual está vinculado e o campus da oferta;
2 - Inclua os dados relativos à bolsa conforme descritos no edital para cada função;
3- Para funções diferentes clique em “adicionar outra bolsa” e clique em salvar para finalizar o cadastro.
 

Gestão de Pessoas -> Bolsa Colaboradores -> Bolsas:

Essa funcionalidade tem por objetivo a visualização e edição das bolsas cadastradas e está disponível para usuários pertencentes ao(s) seguinte(s) grupo(s):

  • Administrador;
  • Coordenador;

Na página inicial do SUAP, selecionar no módulo “Gestão de Pessoas”(1), e no menu “Bolsa Colaboradores”(2), a opção “Bolsas”(3) para visualizar e editar as bolsas disponíveis, conforme imagem abaixo:

Para a pesquisa dos dados desejados, é possível utilizar os filtros (1) para localizar rapidamente. Para visualizar as informações de um edital já cadastrado clique no botão "Visualizar/Lupa" (2) para editar as informações e acrescentar a descrição de uma bolsa, clique no botão “Editar” (3):

Obs: Em alguns campos é possível clicar e classificar a lista em diferentes modos. Por exemplo: Ao clicar em “Função” é possível listar as funções disponíveis em ordem alfabética.

Na próxima tela pode-se descrever as atividades previstas no edital para o bolsista e também, caso necessário, é possível apagar a bolsa cadastrada para alterar algum erro ou lançar outras informações, conforme imagem abaixo:

Ao clicar em apagar, o sistema abrirá nova tela, conforme a imagem abaixo, solicitando a confirmação com senha para remover a bolsa cadastrada: 

Gestão de Pessoas -> Bolsa Colaboradores -> Bolsistas:

Essa funcionalidade tem por objetivo o cadastro dos bolsistas e sua vinculação aos editais e está disponível para usuários pertencentes ao(s) seguinte(s) grupo(s):

  • Administrador;
  • Coordenador;

Na página inicial do SUAP, selecionar no módulo “Gestão de Pessoas”(1), e no menu “Bolsa Colaboradores”(2), a opção “Bolsistas”(3) para visualizar e editar os bolsistas cadastrados, conforme imagem abaixo:


Na página Bolsista:

1 - Adicionar bolsista;
2 - Exportar os dados já cadastrados em formato CSV;
3 -  Exportar os dados já cadastrados em formato XLS; 
4 -  Filtrar os dados desejados;
5 - Para visualizar as informações de um bolsista já cadastrado clique no botão "Visualizar/Lupa";
6  - Para modificar ou acrescentar outros dados clique no botão “Editar”.

Obs:  Em alguns campos é possível clicar e classificar a lista em diferentes modos. Por exemplo: ao clicar em “nome do bolsista” é possível listar os bolsistas em ordem alfabética.

Para adicionar um bolsista:

1 - Selecionar a função desejada em “Bolsa” (1);
2 - Selecionar o “Nome do Bolsista”; 
3 - Incluir a “Data Início”;
4 - No desligamento do bolsista inserir a “Data Fim”;
5 -  Desmarcar a caixa de seleção "Ativo” no desligamento do bolsista.

Observação: No caso de colaboradores externos e de acordo com a sua atuação, é necessário primeiramente realizar o cadastro no SUAP, conforme descrito a seguir:

1 - CADASTRO DE PROFESSOR OU MEDIADOR DE APRENDIZAGEM:
Para atuar como professor, mediador de aprendizagem ou tutor, o cadastro do colaborador externo será feito pelo módulo Ensino, com o seguinte percurso: Ensino > Alunos e Professores > Professores > Clicar na aba Prestadores de Serviço > (Atualizar Página, como por meio da tecla F5 do computador) > Adicionar Professor Prestador de Serviço, conforme a figura 1.

Atenção: sem atualizar a página ao alcançar a aba Prestadores de Serviço, não aparecerá o botão Adicionar Professor Prestador de Serviço. O Prestador de Serviço não precisa ser inserido em nenhum grupo de permissões do SUAP; ele será vinculado ao diário de classe pelo diretor ou gestor acadêmico.


2 - CADASTRO DE COLABORADOR TÉCNICO-ADMINISTRATIVO
Caso o Prestador de Serviço vá atuar como colaborador técnico-administrativo (auxílio em matrícula, preparação de sistemas, apoio geral, etc.) e não em docência, mediação de aprendizagem ou projeto, o percurso é este: Administração > Cadastros > Prestadores de Serviços > Adicionar Prestador de Serviço, conforme a figura 2.

3 - ACESSO AO SUAP APÓS O CADASTRO
Após quinze minutos da conclusão do cadastro, o colaborador externo estará apto a realizar o seu acesso ao SUAP e demais sistemas, como o AVA. Para isso, o usuário (login) será o número do CPF do titular. Primeiramente, o colaborador deverá criar uma senha pessoal, por meio do link “Esqueceu ou deseja alterar sua senha?”, abaixo do botão Acessar, ou pelo endereço eletrônico https://suap.ifro.edu.br/comum/solicitar_trocar_senha/. Após este processo, o sistema enviará um link para o e-mail cadastrado com as instruções de criação da senha. O mesmo usuário e senha permitirão acesso tanto ao SUAP quanto (quando aplicável) ao AVA.

Gestão de Pessoas -> Bolsa Colaboradores -> Requisição de pagamento:

Nessa funcionalidade é possível a inserção do relatório do coordenador, também a análise dos relatórios dos bolsistas e posterior autorização dos pagamentos e está disponível para usuários pertencentes ao(s) seguinte(s) grupo(s):

  • Administrador;
  • Coordenador;

Na página inicial do SUAP, selecionar no módulo “Gestão de Pessoas”(1), e, no menu “Bolsa Colaboradores”(2), a opção “Requisição de Pagamentos”(3) para análise dos relatórios e autorização dos pagamentos dos bolsistas cadastrados, conforme imagem abaixo:

1 - Para o envio de requisição de pagamento o coordenador deverá clicar em Nova solicitação”;
2 - “Filtrar” utilizando os dados do status da solicitação e/ou dados do edital;
3 - Quantidade de requisições disponíveis ou filtradas;
4 - Ao clicar em “Vínculo” é possível listar os bolsistas em ordem alfabética e ao clicar no nome do bolsista abrirá nova aba com os dados gerais da solicitação para ser analisada;
5 - Verifica-se os dados referentes a função, edital, programa e pactuação vinculados à bolsa;
6 - Refere-se ao “período” trabalhado;
7- Quantidade de dias preenchidos pelo bolsista;
8- Data de inclusão do relatório no sistema;
9 - Nesta função temos as opções: Aguardando Análise; Rejeitada, Pendente e Aprovada;
10- Demonstra a situação do pagamento. 

Ao receber um relatório de bolsista o coordenador deverá verificar:
1 - O documento enviado;
2 - Escolher o status, após a análise dos dados.

Em caso de aprovação (1) do relatório, serão abertos os campos:
2 - “Pagar bolsa integralmente” necessitará ser marcado somente nos casos de pagamento total do valor da bolsa prevista no edital;
3 - “Vlr. pago” deverá ser preenchido somente nos casos de pagamento parcial do valor da bolsa.

Em caso de pendência no relatório, será aberto o campo observação (1) para descrição das pendências observadas, ao salvar (2), o sistema enviará e-mail notificando o bolsista.
Quando a pendência for resolvida, o coordenador poderá apagar (3) do sistema o relatório que continha a pendência, mediante confirmação por senha, ficando somente o relatório aprovado do período.

Em caso de rejeição (1) do relatório, será aberto o campo observação (2) para descrição do motivo, ao salvar, o sistema enviará e-mail notificando o bolsista.

Obs: Não é possível alterar o status do relatório após ter sido aprovado ou rejeitado. Em caso de pendência solucionada sem a necessidade de nova inclusão de relatório pelo bolsista no sistema, o status poderá ser alterado para aprovação.