Informações iniciais

O tutorial a seguir descreve os passos necessários para acessar o Portal de Periódicos da CAPES através da Comunidade Acadêmica Federada, a qual o IFRO faz parte.

Detalhes

Passo 1 - Abra qualquer navegador e Acesse o endereço: https://www.periodicos.capes.gov.br/

Passo 2 - Clique no link "Acesso CAFE"

Passo 3 - Pesquise pelo IFRO e clique em "Enviar"

 

Passo 4: Faça o login utilizando suas credenciais institucionais. O campo usuário deverá ser preenchido da seguinte forma:

  • Para servidores, o login é a matrícula do SIAPE e a senha é a mesma que utiliza para acesso aos sistemas (ex.: SEI, SUAP, AVA).
  • Para alunos cursos técnicos e graduação o login é a matricula SUAP e a senha e a mesma para outros sistemas, como o AVA.
  • Para alunos da Pós-Graduação e matriculados no SUAP, o usuário é seu número de matrícula SUAP. A senha é a mesma de acesso ao AVA.

Obs.: Caso não se lembre de sua senha, acesse o sistema suap.ifro.edu.br para alterá-la. Caso ainda possua dificuldades em se autenticar, peça auxílio a CGTI de seu campus.

Passo 5 - Selecione uma das opções e clique em aceitar.

Adicionar

Você será redirecionado automaticamente para a página inicial do portal, já autenticado. A partir deste momento, já é possível realizar suas pesquisas. No entanto, dê continuidade em seu cadastro para organizar seu perfil de acesso ao sistema.

Passo 6 - Atualize seu perfil clicando em "Meu Espaço"

Passo 7 - Clique em "Novo Usuário"

Preencher

Passo 8 - Preencha o formulário com seus dados pessoais.

Atenção! Você deverá criar um usuário e senha exclusivo para o portal, que será diferente do usuário institucional e que será usado a partir do momento de seu cadastro.

Passo 9 - Inclua seus níveis de vínculo com o IFRO, clique incluir e posteriormente em enviar.

Pronto! Seu acesso está apto a utilizar o conteúdo disponível para a Comunidade Acadêmica Federada.