ORIENTAÇÃO SOBRE O REGISTRO DE NC (NÃO COMPARECEU) NO SISTEMA SUAP

Segue abaixo orientações sobre o correto registro nos diários de classe no SUAP para quando os alunos não comparecerem às avaliações/atividades avaliativas:

1. PARA OS ALUNOS QUE NÃO COMPARECERAM EM ALGUMA AVALIAÇÃO DE UMA ETAPA REGULAR

  1. 1.1 Quando o aluno não comparecer em alguma avaliação/atividade avaliativa da etapa, deve-se deixar em branco (sem preencher) o campo referente a nota dessa avaliação/atividade avaliativa. Dessa forma, quando o docente realizar a entrega da etapa, o sistema vai calcular apenas as notas referentes às avaliações/atividades avaliativas em que o aluno compareceu.

             1.2 No Boletim Individual do aluno, através do botão Detalhar, será possível identificar se o aluno Não Compareceu (NC) em alguma    avaliação/atividade avaliativa da etapa, conforme imagens abaixo.

2. PARA OS ALUNOS QUE NÃO COMPARECERAM EM NENHUMA AVALIAÇÃO DE UMA ETAPA REGULAR

2.1 Quando o aluno não comparecer em nenhuma das avaliações/atividades avaliativas de uma etapa regular (Etapa 1, Etapa 2, Etapa 3, Etapa 4 ou Etapa 1/Única), deve-se deixar em branco (sem preencher) os campos referentes às notas dessas avaliações/atividades avaliativas. Dessa forma, quando o docente fizer a entrega da Etapa, o sistema vai solicitar que o mesmo selecione a opção (caixa de seleção checkbox Confirmar Entrega) para entregar a Etapa sem as notas lançadas desses alunos que não compareceram em nenhuma das avaliações/atividades avaliativas dessa etapa, sendo atribuído de forma automática o conceito NC (Não Compareceu) para esses alunos, conforme imagem abaixo.

 

2.2 Também foi deixada a possibilidade do docente marcar manualmente a opção NC (caixa de seleção checkbox NC) nessa etapa em que o aluno não compareceu em nenhuma das avaliações/atividades avaliativas.

 

 

 

 

 

3. PARA OS ALUNOS QUE NÃO COMPARECERAM À RECUPERAÇÃO

3.1 Quando o aluno não comparecer na avaliação de Recuperação (1º e/ou 2º semestre), deve-se deixar em branco (sem preencher) o campo referente à nota dessa recuperação. Ou seja, deve-se registrar apenas as notas dos alunos que efetivamente compareceram na avaliação de Recuperação.  Dessa forma, quando o docente fizer a entrega da Etapa referente a essa recuperação o sistema vai confirmar o registro do conceito NC apenas para os alunos que não compareceram na avaliação de Recuperação, conforme imagem abaixo.

 

 

 

 

4. PARA OS ALUNOS QUE NÃO COMPARECERAM AO EXAME FINAL

4.1 Quando o aluno não comparecer na avaliação referente ao Exame Final (Etapa Final), deve-se deixar em branco (sem preencher) o campo referente à nota do Exame Final. Dessa forma, quando o docente fizer a entrega da Etapa Final (Exame Final) o sistema vai solicitar que o mesmo selecione a opção (caixa de seleção checkbox Confirmar Entrega) para entregar a Etapa Final sem as notas lançadas desses alunos que não compareceram ao Exame Final, sendo atribuído de forma automática o conceito NC (Não Compareceu) para esses alunos nessa Etapa. 

4.2 Também foi deixada a possibilidade do docente marcar manualmente a opção NC (caixa de seleção checkbox NC) quando o aluno não comparecer na avaliação referente ao Exame Final (Etapa Final).

 

5. OBSERVAÇÃO

O campus (DAPE/CRA/Coordenador de Curso) NÃO DEVE realizar a TRANSFERÊNCIA para o REGISTRO de etapas atuais ou posteriores/futuras dos diários (seja essa etapa regular ou final), em que o professor ainda não finalizou e/ou não iniciou a etapa letiva, e por isso não realizou ainda o registro das notas, aulas, faltas e não fez a entrega da etapa para o registro. O registro das notas, aulas e faltas deve ser realizado apenas pelo próprio professor, assim como a entrega da etapa deve ser feita pelo professor e apenas depois do registro dos dados e da efetiva finalização da etapa letiva. Pois, se caso o campus (DAPE/CRA/Coordenador de Curso) transferir a etapa do diário para o registro sem que o professor tenha lançado as notas, aulas e faltas dos alunos no diário, o sistema irá registrar de forma automática o status NC para todos os alunos desse diário que não constam nenhuma nota registrada na etapa. Procedimento esse que pode ser feito apenas na hipótese do professor não poder entregar uma etapa já finalizada por algum imprevisto que o impeça, de forma que o campus precise transferir para o registro para realizar o cadastro dos dados (notas, aulas e faltas) dessa etapa letiva que já foi FINALIZADA, e que por isso não será mais transferida para o professor. E mesmo nessa hipótese é orientado que esse procedimento somente seja realizado com a devida autorização. Nos demais casos, esse procedimento não pode ser realizado, pois, ao transferir/devolver uma etapa do diário não finalizada (atual e/ou posterior/futura) novamente para o professor, os alunos sem notas registradas constaram todos com o status NC.