Informações Iniciais

A funcionalidade Adicionar e Editar Componentes está disponível para usuários pertencentes ao seguinte grupo:

  • Administrador Acadêmico.

Filtros

Através do filtro de Texto é possível filtrar os componentes pelo seu nome ou código.

Através do filtro de Está Ativo é possível filtrar os componentes que estão ativos ou inativos.

Através do filtro de Tipo do Componente é possível filtrar os componentes de acordo com a modalidade do curso que ele pertence.

Através do filtro de  Nível de ensino é possível filtrar os componentes de acordo com o nível de ensino do curso que ele pertence.

Através do filtro de  Matriz Curricular é possível filtrar os componentes de acordo com a matriz que ele está vinculado.

 

Adicionar ou Editar Componente

Na página inicial do SUAP, selecionar no módulo “ENSINO” (1), e no menu “Cursos, Matrizes e Componentes” (2), a opção “Componentes” (3) para adicionar um novo componente ou editar as informações de um componente já cadastrado, conforme imagem abaixo.

 


ADICIONAR COMPONENTE

Será aberta a tela Componentes, contendo a opção de cadastrar um novo componente no sistema, através do botão “Adicionar Componente” (1), e também a opção de buscar um componente que já foi cadastrado no sistema e que se deseja editar as informações do mesmo, através da seleção dos respectivos "Filtros" (2) e do botão “Filtrar” (3), conforme imagem abaixo.

 


EDITAR COMPONENTE

Após fazer a busca de um componente específico cadastrado, clique no botão "Visualizar/Lupa" (1) para verificar se esse componente está vinculado em alguma outra "matriz" (3) além daquela que está sendo cadastrada, ou clique no botão “Editar” (2) para realizar a edição das respectivas informações, conforme imagem e especificações abaixo. Lembrando que, ao editar uma informação qualquer de um componente, todas as matrizes que tiverem realizado o vínculo desse componente vão sofrer a mesma alteração. Por isso, no caso de existir outras matrizes que também vincularam esse componente, aconselha-se a alteração apenas se essa alteração estiver de acordo com todas as demais matrizes. Observação: A Carga Horária de um componente não poderá ser editada caso este componente já esteja vinculado a uma matriz que possua um aluno formado. 

 

 


Observação Importante: No caso das matrizes que foram migradas do SIGA-EDU para o SUAP, os componentes vinculados à matriz não podem ser excluídos e nem deve ser realizada a alteração de um componente para outro sem a autorização de servidor designado pela PROEN, pois, qualquer exclusão ou alteração de componentes já vinculados à matriz afetará os dados dos alunos que foram migrados.

  • Será permitido o vínculo de um novo componente à matriz, que foi migrada do SIGA-EDU para o SUAP, somente nos casos abaixo :
  1. Quando for realizar o vínculo de um componente (disciplina) Optativo que ainda não tenha sido vinculado a essa matriz, ou seja, que não tenha sido ofertada pelo SIGA-EDU anteriormente, sendo que, no caso de matrizes que exista alguma disciplina optativa vinculada apenas com o nome genérico "Optativa" será necessário primeiro identificar a qual disciplina esse componente se refere como optativa, para que seja realizada a equivalência correta pelo servidor designado pela PROEN;
  2. Quando for necessário o vínculo de um componente (disciplina) referente a Projetos ou Atividades de Extensão com carga horária a ser cumprida de acordo com o PPC e que não faça parte das disciplinas regulares;
  3. Quando for necessário o vínculo de um componente (disciplina) referente a Estágio ou Trabalho de Conclusão de Curso, que esteja previsto no PPC com Carga Horária própria e que não tenha sido ofertado como disciplina anteriormente no SIGA-EDU;
  4.  Quando, depois de realizadas as devidas conferências, identificar que algum outro componente (disciplina) que consta no PPC do curso não foi cadastrado anteriormente no SIGA-EDU.

Se surgir a necessidade de vincular componentes à matriz diferentes dos casos elencados acima, deve-se entrar em contato com o servidor designado pela PROEN.


Ao clicar no botão "Editar" ou no botão “Adicionar Componente” será aberta a tela a seguir, dividida em partes, conforme será descrito abaixo. 

DADOS GERAIS:

1 - Descrição: Registrar conforme está no PPC;

2 - Descrição no Diploma e Histórico: Registrar conforme está no PPC;

3 - Abreviatura: Registrar uma abreviatura de dez letra no máximo que represente o componente nos relatórios;

4 - Tipo do Componente: Escolher de acordo com a modalidade do curso;

5 - Diretoria: Escolher sempre a opção REIT-PROEN; 

6 - Nível de Ensino: Escolher de acordo com o nível de ensino do curso;

7 - Está Ativo: Selecionar se o componente está ativo ou inativo. 

 


CARGA HORÁRIA: 

    HHora/Relógio: Registrar em hora relógio de 60 minutos. Para converter de Hora Aula para Hora Relógio deve ser multiplicado por 50 e dividido por 60. Exemplo: 40 x 50 / 60 = 33,33;

Hora/Aula: Registrar em hora aula de 50 minutos de acordo com o PPC;

Qtd. de Créditos: Registrar os créditos de acordo com o PPC.

 


DADOS EXTRAS:

1 - Observação: No SUAP um mesmo Componente  pode ser vinculado a várias matrizes de cursos diferentes, desde que sejam pertencentes ao mesmo nível de ensino, à mesma modalidade de curso e possuam o mesmo nome e a mesma carga horária. Sendo que, em caso de componentes que pertençam a modalidades de cursos diferentes, mas que são de um mesmo nível de ensino, mesmo nome e  mesma carga horária, é necessário que seja registrado o nome da modalidade no campo "Observação" no momento da criação de cada um desses componentes.