Informações iniciais

Esta funcionalidade tem por objetivo, exibir as informações de todos os Diários do professor.

Filtros

Através do filtro de Período é possível filtrar os diários conforme o período letivo de ano e semestre.

Detalhes

Será exibido as informações de todos os diários do professores para o período selecionado.

Diário

Cada diário e composto por várias informação:

No bloco dados dos diário temos as informação para o controle do diário do professor, nesse bloco é possível visualizar quantas aulas foram ministradas, o total de aulas da disciplina e o percentual comprido da carga horária (seta nº 1), quantas aulas teóricas foram ministradas e o total de aulas teóricas (seta nº 2), quantas aulas práticas foram ministradas e o total de aulas práticas (seta nº 3), Aulas Não Presenciais Ministradas e o Percentual de sobre a disciplina de Aulas Não Presenciais (seta nº 4) e a lista de alunos atendidos pelo NAPNE (seta nº 5).

No bloco de etapas será apresentada todas as informações referentes as etapas da disciplina, o quadro preto apresenta quantas etapas a disciplina tem, cada etapa fica em uma linha. o Período do Calendário se tem a informação de qual período da etapa ara as aula serem ministradas (seta nº 1), o Período de Posse apresenta o período que o professor tem para fazer as lançamentos da etapa (seta nº 2), se essa etapa está entregue (seta nº 3), quantidade de aulas ministradas por etapa (seta nº 4), as informações de como está configurada a Avaliação de cada Etapa (seta nº 5) e para selecionar a etapa clique no na caixa de seleção e escolha a etapa que deseja trabalhar (seta nº 6).

Após selecionar a etapa as informações serão exibidas. no quadro preto tem as abas que o professor pode selecionar, é exibida em cada linha as informação de um lançamento do professor com: a quantidade de aulas teóricas e práticas ministradas (seta nº  1), em qual data e o horário de inicio das aulas (seta nº 2), a descrição do conteúdo ministrado na aula (seta nº 3), qual o tipo de aula foi ministrada (seta nº 4), as ocorrências com os alunos com acompanhamento pelo NAPNE (seta nº 5), para realizar a configuração das avaliações da etapa clique no botão Editar Configuração de Avaliação (seta nº6) e ao finalizar todos os lançamentos da etapa se tem o botão para entregar a referida etapa (seta nº 7).

Para a Etapa que não foi finalizado pelo professor, e o período de posse não for possível a conclusão das alterações, o professor deve solicitar a prorrogação clicando no botão Solicitar Prorrogação de Posse.

Para a Etapa que já foi entregue, no entanto,  o professor verifica a necessidade de fazer uma correção ele deve fazer a solicitação para esses laçamentos, clicando no botão Solicitar Relançamento da Etapa#.

Preencher

Plano de Ensino

Para adicionar o plano de ensino de uma disciplina o professor deve clicar no botão Plano de Ensino, depois no menu suspenso clicar em cadastrar.

Ao cadastrar o plano de ensino o professor deve preencher todas as informação conforme o planejamento que foi parado para a disciplina, Campos com o fundo cinza são bloqueados para preenchimento "um exemplo a ementa no plano exemplo", esses campos estão preenchidos de acordo com o PPC do curso, após o professor preencher seu plano ele deve clicar no botão Salvar, se deseja apagar o plano clique no botão Apagar.

Após o plano de ensino ser salvo o professor pode visualizar ou editar esse plano de ensino clicando no botão Plano de Ensino e selecionar no menu suspenso a opção Visualizar ou Editar.

Registro de Aula

Após selecionar a Etapa que se deseja registrar a aula, clique no botão Adicionar Aula.

Na janela que abre o professor deve selecionar qual o tipo de frequência, escolhendo entre: Presencial ou Não Presencial ou Recuperação (seta nº 1), Informar a quantidade de aulas teóricas para esse dia (seta nº 2), Informar a quantidade de aulas práticas para esse dia (seta nº 3), a quantidade total de aulas do dia e calculado automaticamente, informa qual Etapa a aula está sendo adicionada (seta nº 4), a data em que a aula acontece (seta nº 5), Selecione qual o horário de inicio da aula (seta nº 6), os conteúdos de aulas lançadas (seta nº 7) podendo o professor clicar no conteúdo e o mesmo será importado para aula  ser inserida e a descrição da aula que é o campo onde o professor deve descrever sua aula (seta nº 8).

Registro de Faltas

Após registrar a aula o professor deve clicar em Registro de Faltas

Todos os alunos por padrão aparecem com  0 (zero) faltas para o dia, sendo que o professor deve apenas indicar a quantidade de faltas para o aluno no dia (seta nº 1), Para cada aluno aparece a quantidade de faltas que ele tem na disciplina em Situação da Frequência (seta nº 2).

Configurando Avaliação

O professor deve fazer o registro de suas avaliações. É possível escolher a Forma de Cálculo (seta nº1), poder ser escolhido entre Média Aritmética, Média Ponderada, Soma Simples. Selecione o Tipo de Avaliação (seta nº 2), Informe a Sigla da Avaliação (seta nº3), Faça a descrição da avaliação (seta nº 4), selecione a data da avaliação (seta nº 5), a Nota Máxima só ficará disponível para a Forma de Cálculo Soma Simples (seta nº6), o Peso só ficará disponível para a Forma de Cálculo Média Ponderada (seta nº7) e depois clique no botão Salvar (seta nº8).

Registro de Notas/Conceitos

Para registrar as notas dos alunos clique em Registro de Notas/Conceitos.

Exibirá a lista dos alunos com as avaliações cadastradas, digite a nota do aluno e ao sair da caixa da nota automaticamente o sistema salva essa nota.

Material de Aula

O professor pode disponibilizar para seus alunos materiais de aula, para isso ele deve clicar na aba Material de Aula (seta nº1), para adicionar um novo material clique no botão Vincular Material.

Pesquise o material que deseja Vincular, se o material for para mais de uma turma basta selecionar os demais diários que esse material vai ser disponibilizado e clique no botão enviar.

Observações

Nesta aba é possível registrar as observações de um diário. Para visualizar as observações clique na aba Observações (seta nº1), para registrar uma nova observação clique no botão Registrar Observação (seta nº2).

Para registrar a nova observação informe a data e a descrição e depois clique no botão Salvar.